A Vingança do Mito.. Que a Força Esteja com você!

fila do cinema para StarWars 1977

fila do cinema para StarWars 1977

Eu nasci em 1972 – o que significa que tinha 5 anos quando “Star Wars” estreou nos cinemas – era a idade perfeita para iniciar meu treinamento padawan.

De certa forma, tive uma infância tumultuada – repleta de adultos briguentos e cheios de razão – com exceção de minha mãe, que era uma referência consistente, confiável e positiva durante todo o turbilhão que foi minha adolescência.

Foi neste período  de caos que surgiu “Uma Nova Esperança” – a influência filosófica liderada por Luke Skywalker, sua irmã, Han Solo e Obi-Wan Kenobi, na luta contra o perverso, adulto, Darth Vader.. Minha salvação foi “Star Wars”, e que aliado poderoso ele foi…

Sim, “Star Wars” é excessivamente comercial. Sim, ele tem personagens que são apenas bonitos e bobos (Ewoks e Jar-Jar). Sim, ele é cooptado por tudo e todos para o consumismo desenfreado com bonecos, revistas, natal, aniversários, canecas, toalhas, álbuns e tudo mais que o ser humano possa inventar para ganhar um pouco de dinheiro fácil.. e eu pergunto.. e daí???

Eu sei – por experiencia própria – que debaixo de barulho comercial existe um significado verdadeiro em “Star Wars”. Um objetivo que sempre beirou o grande mito espiritual. Os mitos são narrativas coletiva dos seres humanos para os seres humanos, que remonta ao início da humanidade.

A vida cria e o mito faz crescer. Mitos nos cercam, ensinam e nos une como espécie. Camelot, Buda, folclore, o Bhagavad Gita, o Fausto de Goethe, Torá, os contos de fadas, épicos de Homero, Gilgamesh, Jesus, todos estão incluídos no universo de “Star Wars”.

No seminal “O Poder do Mito”, o estudioso Joseph Campbell, disse que George Lucas “imprimiu a mais nova e mais poderosa rotação ” à história do heroi clássico.

“Guerra nas Estrelas” não é um mero fenômeno popular mercadológico, transcende, e muito, ao simples comercio de quinquilharias.  Se você conseguir perfurar a superfície pode encontrar algo com um grande valor espiritual.

Feliz StarWars Day.. e QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s