Eu assiti Boyhood e esta é minha opinião sobre o filme..

O cineasta Richard Linklater, definitivamente, tornou-se um fora da lei do cinema. Sua genialidade consiste em não ter medo de expor cada minimo detalhe de seus personagens frente ao grande publico. O homem é como uma enorme vidraça esperando a pedrada.

Fundamentalmente, qualquer filme do diretor é definido por uma simpatia quase hipnótica que temos pelos protagonistas, um fio de humanismo que extrapola a tela.

BoyHood foi filmado em 39 dias durante 12 anos e isso já é suficiente para levar qualquer amante de cinema para enfrentar suas quase 3 horas.

Resumidamente a trama segue a jornada de um jovem desde a infância até a vida adulta. Mas, o filme é muito mais que isso, e questiona o tempo inteiro a natureza mutável da maternidade (Patricia Arquette), da paternidade (Ethan Hawke) e da fraternidade (Lorelei, filha de Linklanter). Sentimentos explorados ao extremos fazendo do filme uma viagem totalmente crível.

Primeiramente, temos Mason Jr (Ellar Coltrane) um fascinante garoto de seis anos, observando o mundo e aprendendo a reagir às suas demandas e desafios. Em seguida entramos no núcleo familiar do garoto pulando em intervalos irregulares – e inteligentes, sem aviso prévio. Conforme os anos passam acompanhamos as transformações do jovem em adolescente precoce e, finalmente, adulto.

Linklater explorou a passagem do tempo e do fenômeno do envelhecimento diante das câmeras como nunca feito antes. A genialidade de Boyhood é esquecer que é um filme e trazer a vida diante de nossos olhos. 

Talvez esta seja a chave para o sucesso da pelicula de Linklater – a ausência do voyeurismo tão peculiar ao núcleo da arte cinematográfica. Enquanto outros diretores parecem assistir seus personagens, Linklater olha junto com eles e compartilha de suas esperanças e sonhos, incentivando e nos permitindo fazer o mesmo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s