O triste fim do Macho Man dos filmes de ação…

Schwarzenegger, Stallone, Willis, Van Damme, Chucky Norris e Steven Seagal. Todos foram ícones do gênero de ação entre 1970 e 1990 e reinavam supremos nas perfurações, tiros e golpes de karate, ao mesmo tempo, deixaram uma marca firme na cultura pop cinematográfica – tiros a vontade e lutas implacáveis.

E foi assim até o final da década de 1990, quando aconteceu algo irreversível: Efeitos de Computador começaram a se tornar estrelas e o prazer de ver as pessoas dando socos e atirando sem parar saiu de moda. Schwarzenegger e Stallone começaram a ficar aquém. Willis derivou em direção a papéis mais desafiadores (O Sexto Sentido) e Norris, Van Damme e Segal caíram por terra.

Apesar da ascensão incontrolável do filme de super-heróis, existem, ainda, existem candidatos modernos ao trono da ação – Jason Statham, obviamente, esta no topo da lista, mas a triste verdade é que não há uma lista para escolher. The Rock – foi apontado como o próximo Schwarzengger – está cada vez mais próximo dos filmes de super herói. Mark Wahlberg, Denzel Washington e Liam Neeson consolidaram ótimos filmes do gênero, mas dada a variedade de trabalhos que realizam, não podem ser rotulados de mestres da ação suprema ou lordes dos tiroteios sanguinários.

Compondo este triste caminho dos filmes de ação é perceptível o enfraquecimento da pancadaria, falta de sangue, palavrões e nudez (surpresa!). Cenas de ação foram transformadas em borrões confusos de câmeras trêmulas e edições de corte rápido. Mesmo Os Mercenários, uma série inteiramente construída em cima dos ícones “kick ass” do passado morrem mais de 200 pessoas e não uma única gota de sangue derramado, lastimável.

Estes são tempos sombrios para os fãs de ação. Precisamos de um novo herói. Um homem capaz de lutar o bom combate com uma combinação infalível de socos e pontapés. Mas, infelizmente, não acredito que este tempos possam voltar. Ficarão apenas nas memorias de um velho nerd, ex combatente do Vietnam  e policial aposentado das ruas de Nova York.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s