Eu assisti “Corrente do Mal”: E essa é minha opinião sobre o filme

It Follows-corrente do mal

It Follows-corrente do mal

David Robert Mitchell, realizou filme de terror mais interessante de 2014, se não o melhor.  

Depois de uma noite de sexo com o namorado, a adolescente Jay, é drogada e amarrada a uma cadeira. O jovem, então, explica que passou uma maldição para a garota e a única maneira de sobreviver é transmiti-la para outra pessoa. 

“It Follow” é o segundo filme dirigido pelo diretor americano David Robert Mitchell (o primeiro foi “O mito da festa do pijama”), submetido a “Semain de la Critique” no Festival de Cannes.

A força do filme consiste na habilidade – do diretor – de dominar a dinâmica do gênero horror: A encenação é cirurgicamente virtuosa e, ao mesmo tempo, com a câmera móvel de Mitchell estamos sempre circulando próximos ao antagonista do filme: Uma entidade que consome suas vitimas até matá-las.

Existem ecos carpentianos de “A coisa” – mas, o diretor não é um imitador de John Carpenter. O medo é real e momentos de tensão são sugeridos e pouco previsíveis. O filme, quase, nunca cai no trivial do terror, ou apela para excessos de CGI. Muitas vezes consegue trazer o medo apenas como o movimento da câmera.

Concomitantemente, “It Fallow”, vai além de uma simples obra de gênero. É complexo, dotado de profundidade que mostra, a partir, do sobrenatural uma inquietação capaz de convencer a cada minuto que avança. Além disso, à menção do mal como um vírus transmitido por contato sexual levanta questões relativas à adolescência e suas preocupações.

“It Follow”, utiliza com maestria uma narrativa contemporânea onde não podemos confiar em nada ou ninguém e não existem certezas absolutas. Somos constantemente seguidos e observados. A “entidade” limita nossa liberdade, mesmo sem nossa percepção. E de repente, passamos a ser cobaias, vitimas sem controle sobre nossas atitudes. Uma mensagem tão perturbadora e cristalina em um filme de Terror, com certeza, merece ser elogiada.

Anúncios

2 Respostas para “Eu assisti “Corrente do Mal”: E essa é minha opinião sobre o filme

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s